Concurseiro Jurídico ! - Como dar um SHOW na Prova Oral

Talvez essa MANCHETE soa um pouco arrogante. Não é verdade?


Talvez essa MANCHETE soa um pouco arrogante. Não é verdade?

 

Porém, estamos falando de um outro tipo de SHOW, diferente daquele de querer aparecer ou se achar o “BOM”, menosprezando a Banca Examinadora.

 

Quando o candidato sabe que passou nas provas escritas e que foi classificado para a ORAL, muitas coisas passam por sua mente:

 

- Muita alegria para alguns;

 

- Surpresa para outros;

 

- O clima de já consegui o que quero, só espero a posse;

 

- Pavor e nervosismo para muitos e etc.

 

 

 

E, é para quem está muito ansioso e nervoso que eu quero conversar.

 

Realmente, ser classificado para uma prova oral para as carreiras jurídicas é um motivo de orgulho.

 

Imagina Concurseiro! – Você já se formou em direito, participou de ótimos Cursos Preparatórios, está com a Carteira da OAB em mãos, se inscreveu em diversos Concursos pelo Brasil e finalmente, está na Prova Oral, daqui a poucos dias.

 

Várias causas ocasionam esta ansiedade:

 

1.       O grande números de candidatos aprovados para poucas vagas;

 

2.       O medo de falar em público, especialmente, para Doutos Examinadores;

 

3.       E, se eu não lograr êxito? – Começar tudo de novo...

 

4.       O meu investimento ou o dos meus pais estão escassos – não aguento mais pressão;

 

5.       Os meus parentes ou os meus amigos pessimistas estão me cobrando, e se eu não passar?

 

6.       Quanto mais eu estudo, parece que sei menos.

 

7.       Não tenho mais prazer por nada! Só quero estudar! Estudar e Estudar para a Prova Oral.

 

 

 

Caro Concurseiro,

 

Você que pensava que o medo, o nervosismo ou a ansiedade fossem somente seus, fique tranquilo!

 

Todos os candidatos estão com os nervos a flor da pele.

 

E a Banca sabe disso. – Eles também passaram há muitos anos atrás, por essa mesma prova. Alguns suaram muito. Conheço vários amigos, hoje Desembargadores prestes a se aposentarem, que ficaram tão nervosos, que só conseguiram sucesso na terceira ou quarta Prova Oral.

 

Eles foram PERSISTENTES! – Não desanimaram ante as reprovações.

 

Você sabia que: A vitória pertence aos perseverantes?  E que, a PERSISTÊNCIA é a rainha de todas as virtudes?   -  Então vamos à LUTA!

 

 

 

O SHOW na Prova Oral que anunciamos preliminarmente, é um SHOW diferente.

 

É um SHOW de naturalidade, simplicidade, humildade, equilíbrio emocional, oratória, boa dicção, postura de campeão  e muito conhecimento jurídico.

 

Para tanto, há necessidade de estar preparado. Nada cai dos céus por acaso.

 

De conhecimento jurídico você está bem, caso contrário não teria chegado a Oral por mera sorte, são várias provas escritas que comprovam o seu conhecimento, ou pelo menos uns 80% a 90% você domina suficientemente.

 

A Banca quer examinar a sua calma, o equilíbrio emocional  e o seu temperamento em lidar com situações difíceis.

 

Nesses dias que antecedem a Prova Oral, procure relaxar sua mente e seu corpo. Leia o nosso artigo: “como se relaxar para a Prova Oral”,  pratique esporte, caminhe, ria, brinque com os amigos, parentes, namorado, marido ou mulher.

 

O principal para dar um SHOW na Oral é Pensar Positivamente que vai ser um sucesso; Imaginar as perguntas e responder interagindo com a Banca. Ao deitar-se, imagine que chegou o dia de sua Prova Oral; imagine a sua postura de campeão, posição ereta ao caminhar para a mesa que fica à frente dos examinadores; espere o Presidente da Banca permitir que você se assente; imagine você regulando o microfone com calma e tranqüilidade; aguarde o cumprimento do examinador.

 

Disfarçadamente, aperte uma mão a outra com naturalidade, inspirando pelas narinas e expelindo o ar pela boca, fazendo pressão nos lábios. (essa dinâmica permite oxigenar o cérebro); faça perguntas como se fosse membro da Banca e responda com firmeza e clareza, olhando para o examinador.

 

Caso você não se lembre da resposta, porém, sabe dar um exemplo, fica mais fácil, em seguida, organizar o conceito da pergunta solicitada.

 

Não antecipe o mau humor pelos erros ainda não acontecidos.

 

Treine as respostas também para perguntas simples, se você não o fizer, na hora fica artificial criar algo de improviso.  Ensaie! Ensaie! Ensaie as respostas! - 

 

Participe de Cursos Preparatórios à ORAL que sejam filmados e apresentados os FEEDBACKS.

 

Não vá para Cursos preparatórios a Oral, onde os instrutores fazem uma sabatina de perguntas dificílimas, conduzindo você a equívocos,  forçando averiguar e testar o seu conhecimento jurídico, é óbvio, se você não está psicologicamente preparado.

 

 – Por quê?  - Porque você entrará com MEDO e sairá desse treinamento com PAVOR ou PÂNICO!

 

É claro que esse tipo de treinamento à Oral é maravilhoso, se você candidato já domina muito bem o assunto jurídico e além disso, já conhece as técnicas da ORATÓRIA para a ORAL; bem como, sabe como se equilibrar psicologicamente, perante às pressões dos membros da Banca.

 

Se você não está psicologicamente preparado para à Oral, inicie com um curso com profissionais especialistas em motivação, neurolinguística, oratória e especialmente, com didáticas simples, que vai aumentando o grau de dificuldades à medida em que você vai angariando confiança em si mesmo.

 

Essa é a didática que já trabalhamos a mais de vinte anos e que tem feito a diferença em mais de  95% dos Concurseiros às carreiras jurídicas que passaram por nossos treinamentos.

 

Desta forma, se queres dar um SHOW na Prova Oral, além de conhecer as disciplinas jurídicas, saiba dentro das técnicas como dominar a ansiedade, o equilíbrio emocional, as pausas entre uma frase e outra e as técnicas de oratória, dicção, gestos e postura, em harmonia com o conhecimento jurídico e, sobretudo, que a humildade e a naturalidade são os instrumentos para um CONCURSEIRO dar um Show.

 

 

 

Acácio Garcia

 

Florianópolis-SC

 

Especialista em Treinamentos para à Prova Oral

 

www.AcacioGarcia.com.br

 

(48) 3225 2337 – 9981 0770

 


Concurseiro Jurídico !  - Como dar um SHOW na Prova Oral