O que é mais avaliado na Prova Oral às Carreiras Jurídicas? (DICAS IMPORTANTES)

Como faço para vencer o nervosismo antes e durante a Prova Oral?


Fórmula para passar na Oral:

Equilíbrio emocional + Postura de Campeão vencedor + Voz firme, forte e alternada + Conhecimento Jurídico =  APROVAÇÃO e POSSE!

e) Ao estudar para a Prova Oral, fale em voz alta, lendo as perguntas e respostas, alternando a voz, pronunciando pausadamente, 15 (quinze) minutos por dia, sempre escutando a sua própria voz. Se possível, grave seu Simulado! (Escutando a sua própria voz, você não vai trocar as respostas. Essa técnica lhe ajudará no dia da Oral a falar claro e com naturalidade).

 

1. É bom participar de um Curso Simulado à Oral?

R. Claro que sim! - Nele após vários ensaios você poderá se ver no FEEDBACK das filmagens e ir corrigindo as imperfeições. 

 

2. E se eu não puder participar de um Curso Simulado?

R. Treine em casa com um colega ou com um familiar, que vai lhe perguntando e acompanhando as respostas, corrigindo aonde necessitar.  Siga o Livro Apostila do Prof. Acácio Garcia: Perguntas e Respostas de Provas Orais. (Se você conseguir filmar, melhor ainda! - Depois assista à gravação).

 

3. O que devo fazer se estiver muito cansado e estressado?

R.  Pare de estudar!  Vai dar uma caminhada, praticar um esporte, musculação, namorar, pescar, rir, vá ao teatro, dançar, em outras palavras: RELAXE! - Você pode ter certeza, que após uma atividade dessas citadas, o aprendizado fluirá melhor! - Não permita que o estresse vire numa depressão! - Lembre-se:  A calma e a tranquilidade são 60% para você passar na Oral.

 

4. O que é que os Examinadores analisam mais na Oral?

R. Muito mais do que o conhecimento jurídico, os Examinadores avaliam: seu equilíbrio emocional, seu comportamento em lidar sob pressão e o temperamento do futuro Magistrado, Promotor de Justiça, Procurador, etc,  nos questionamentos do seu dia-a-dia.

 

5. Eu posso discutir com a Banca se a pergunta for hostil e o Examinador mau-humorado?

R. JAMAIS! - Não entre no tensor dramático da Banca, ele ou eles estão somente, lhe examinado no que tange ao seu equilíbrio emocional. Demonstre sua educação e passe um ar que você está de bem com a vida, valorizando bastante estar na Prova Oral.

 

6. Como faço para eliminar os cacoetes, aqueles vícios de linguagem repetitivos nas gravações: "Né, daí, tá, certo, é quando, Éh, Ih, Assim oh, a gente, e outros"?

R. Faça uma pausa silenciosa de um segundo antes de cada pergunta, ou nos pontos finais entre uma explicação e outras respostas. (mentalmente, engula as famosas "muletas").

 

7. Posso esticar a resposta, "chutar" ou improvisar, se eu não souber o assunto?

R. Não. Você vai entrar por caminhos obscuros e certamente irá se atrapalhar e passar uma impressão que irá agir assim, mais tarde como profissional da área jurídica.

 

8. Qual o tratamento à Banca Examinadora que devo usar durante a Oral, Entrevista ou Prova de Tribuna?

R. É o nosso tratamento jurídico do dia-a-dia forense, ou seja: "Excelência" ou se dirigir a ele: "Vossa Excelência".  Evite chamar por: Doutor, Senhor, Você, Desembargador, Procurador e outros.

 

9. Devo chamá-lo de Excelência, sempre antes da minha resposta?

R. Não. Use à medida que você achar conveniente, para não se tornar também, um vício repetitivo.

 

10. O que faço se durante a Prova Oral, ocorrer taquicardia, nervosismo, "branco", vermelhidão, sudorese, gagueira emocional e outros?

R. Faça o seguinte: Disfarçadamente, "Aperte uma mão à outra, sinta os pés no chão, inspire pelas narinas, como se estivesse cheirando uma rosa, solte o ar pela boca, como se estivesse assoprando uma vela".(cuidado com o microfone na frente de sua boca, para não ocasionar ruídos estranhos). Pratique essa técnica várias vezes antes de ir para a Oral.

 

11. Se durante a Prova oral eu perceber que estou conceituando uma resposta erroneamente, posso pedir desculpas, perdão ou coisa parecida?

R. Não fica bem! - Use uma frase elegante: "Excelência, realmente, laborei em equívoco. Vossa Excelência me permite que eu retifique a resposta? "

 

12. Se eu estiver muito nervoso, desequilibrado, posso chorar, cair em prantos, se houver uma pressão psicológica por parte dos examinadores?

R. Não. Você irá transmitir uma péssima impressão. Certamente, não será aprovado. Trata-se de uma profissão de líder, de alguém que passe firmeza e transmita confiança às partes no dia-a-dia jurídico.

 

13. Tudo bem, mas, como é que me comporto se der vontade de chorar?

R. Use a mesma técnica da pergunta número 10, uma, duas, três vezes, até retornar ao equilíbrio emocional natural.

 

14. Existe alguma Fórmula para passar na Oral?

R.  Sim. 

  P + I + E + C  =  Fé

Caro Candidato,

Após estudar e ensaiar várias vezes todo o conteúdo do EDITAL de seu Concurso, use a famosa Lei da Atração:

Pensamento Positivo + Imaginação Positiva + Emoção Positiva + Convicção Positiva e forme a sua para dar impulsão no seu Poder EXTRA e assim, ver o seu Sonho se tornar uma REALIDADE.

SUCESSO!

 

                     Acácio Moraes Garcia

 

·        Procurador Federal  

·        Formado pela Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina

·        Diretor do Instituto Motivacional de Criatividade e Expressão Verbal - IMCEV

·        Palestrante Internacional na área motivacional e comportamental

·        Mestre em Oratória

·        Especialização em Neuropsicologia

·        Especialização em Psico-pedagogia

·        Diretor do Curso Prova Oral - Simulados filmados preparatórios à Oral às Carreiras Jurídicas

·        Practitioner em Neurolinguítica

·        Especialista em Prova Oral, com mais de 1.000 cursos simulados ministrados desde 1.983, com mais de 95% de aprovados por todo país.

 

               Autor dos livros:

·        Como Passar na Prova Oral

·        Vença a Timidez de Falar em Público

·        Como Falar em Público com Naturalidade e Entusiasmo

·        Histórias e Frases de Efeito para apresentações em público

 

DVDs e CDs

·        Falando em Público com autoestima

·        A Força do Elogio para atingir as metas

·        Fuja do estresse e da depressão! Relaxe com autoestima

·        Como passar na Prova Oral às Carreiras Jurídicas

·        Perguntas e Respostas de Prova Oral nas áreas de Concursos:

Penal, Processo Penal, Civil, Processo Civil, ECA, Administrativo, Constitucional, Ambiental, Eleitoral, Tributário, Empresarial, Consumidor, Falências, L.R.P, Difuso e Coletivo, Trabalhista, Processo Trabalhista, Previdenciário, Legislação Institucional do MP, Internacional.

 


O que é mais avaliado na Prova Oral às Carreiras Jurídicas?   (DICAS IMPORTANTES)